Muitos são os erros possíveis de acontecer quando você é entrevistado por um jornalista. Contudo, o preparo realizado por uma boa assessoria de imprensa pode ser a melhor armadura para te proteger contra essas gafes.
Aparecer em veículos de imprensa é o desejo de qualquer cliente ao contratar os serviços de uma assessoria. Porém, é preciso atenção, pois um posicionamento inadequado ou falta de conhecimento sobre o assunto abordado podem prejudicar a conversa e até mesmo a sua imagem.
Pensando nisso, separamos algumas dicas do que NÃO fazer durante uma entrevista.
Confira:
– Ser prolixo ou falar demais: preste atenção nas perguntas do jornalista, seja claro e objetivo ao dar as respostas e tente não se exceder nos argumentos para evitar a fuga do tema da entrevista;
– Esquecer a linguagem corporal: o nosso corpo fala tanto quanto nossa voz e alguns gestos como cruzar os braços, se mexer demais ou ser incapaz de manter os olhos fixos no entrevistador podem demonstrar insegurança ou descrença sobre o que estiver falando;⠀
– Perder o profissionalismo: a função do jornalista é captar informações, porém algumas perguntas podem se mostrar desconfortáveis para o entrevistado. Nesse momento, é importante ter jogo de cintura, manter a calma e tentar responder de uma forma adequada, sem alterar o tom de voz.
E lembre-se! Independente da entrevista jornalística ser escrita, por telefone ou diante de câmeras ao vivo, é imprescindível que o porta-voz se prepare antecipadamente a fim de passar o máximo de credibilidade possível.